SEMPER FI


segunda-feira, 27 de julho de 2009

STJ nega liberdade a acusados de tráfico presos após interceptação telefônica

27/07/2009 - 11h24
DECISÃO

STJ nega liberdade a acusados de tráfico presos após interceptação telefônica

O ministro João Otávio de Noronha, no exercício da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou liminar no habeas corpus impetrado pela defesa de três acusados de tráfico de entorpecentes. Os réus foram presos preventivamente pela polícia após provas obtidas por interceptação telefônica.

A defesa recorreu ao STJ contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) sustentando ilegalidade na interceptação telefônica utilizada pela Polícia para capturar os envolvidos. Alegou que a autorização judicial se deu em desacordo com a Lei n. 9.296/1996, motivo que acarretaria a anulação da prisão dos investigados e de todos os atos subsequentes. Solicitou, liminarmente, a soltura dos denunciados e, no mérito, a anulação das provas obtidas pela escuta telefônica bem como as decisões das instâncias anteriores.

Em sua decisão, o ministro João Otávio de Noronha ressaltou que, no pedido, não estão presentes os requisitos necessários à concessão da medida urgente requerida.O ministro afirmou que, no caso concreto, o STJ não tem autorização para desconstituir a decisão do TJSP, pois não ficou evidente dúvida em relação à plausibilidade do direito reclamado.

Por fim, o magistrado concluiu que a resolução do problema necessita do aprofundamento do exame do próprio mérito da defesa, tarefa impossível de ser realizada nesse momento processual.

______________________________________________________

A defesa utilizando o "jus espeniandi", utilizando do direito de esperniar via recurso, pede liminarmente(sem apreciação do mérito), a anulação da prisão com base na tese de possível prova ilegal, o que o STJ indeferiu por razões óbvias.
____________________________________
*OBS: Hoje saiu o tão esperado edital do concurso da Polícia Federal, o qual irei concorrer ao cargo de Agente. São 2 anos e 6 meses esperando este momento e agora é a hora de encarar, vou em busca da minha vaga, patrulhar à Amazônia vestindo a camisa da PF é simplesmente um sonho!

SEMPER FI


Nenhum comentário:

Postar um comentário